No final do ano passado eu escrevi um artigo sobre a relação entre arquitetura da informação e governança de dados e esse artigo foi publicado ontem na Informação & Sociedade. Mas vou dar uma resumida aqui pra quem tiver com preguiça de ler 15 páginas:
Resumidamente, a governança de dados uma estrutura da alta administração das empresas responsável por definir papéis, responsabilidade e autoridade em relação aos dados da instituição. É um conjunto de políticas, processos, pessoas e tecnologias utilizados para estruturar e administrados os dados, para que isso possa gerar mais eficiência nos processos da empresa com dados de qualidade. Isso traria também uma maior confiabilidade das informações, além de rastreabilidade e gestão das informações.
E a arquitetura da informação, entra aonde?
Lembra da parte de estruturar e administrar os dados? Pois é, o que cria essa estrutura e define padrões e características dos dados (eu ouvi metadados?) é a arquitetura da informação.
Ou seja, pra que uma instituição possa fazer uma boa administração dos seus dados, é fundamental, pelo menos:
- saber onde estão os dados e como acessá-los
- um padrão para a organização dos dados
- pessoas responsáveis pelos dados
- ter toda a estrutura dos dados documentada
E todos esses itens são contemplados em um bom projeto de arquitetura da informação 😉
E ai, tem a ver?
Pra saber mais detalhes da metodologia de arquitetura da informação que permite o desenvolvimento desse tipo de projeto, dá uma olhada no artigo ou na pesquisa completa!