mandala lunar azul marinho

Mandala Lunar

Ano passado foi o primeiro ano que consegui usar uma agenda durante o ano todo. Antes, sempre que eu tentava usar, em março eu já tinha desistido. Mas agora que eu “aprendi” a usar e vi o quanto me ajuda a fazer mais coisas, acho que vai ser pra sempre.

Pra esse ano me indicaram a Mandala Lunar, que é uma agenda com foco em auto cuidado e auto conhecimento, por meio do registro de sensações, humores, estados físicos, psicológicos, emocionais… e o que mais vc quiser registrar, no seu dia a dia. E esse registro é relacionado aos ciclos lunares, as chamadas lunações: período de 28 dias entre uma lua nova e outra. Assim vc vai anotando como se sentiu a cada dia e depois pode comparar com as fases da lua, e também da menstruação, pro caso de quem menstrua. É bem interessante e eu estou gostando bastante dessa ferramenta.

Mas por que eu tô falando disso aqui?

Bom, porque a mandala lunar preenchida vira um infográfico, é um instrumento, uma ferramenta, também de organização da informação! É possível observar etapas da organização da informação, como na definição das coisas que vc quer observar e mapear sobre vc ao longo do ano.

infográfico – template mandala

Essa definição começa pela criação de categorias (e categorização é AI, não é mesmo?). Pra cada categoria vc pode usar uma cor (color coding), e colorir a mandala com uma variação de intensidade da cor, significando um sentimento menor ou maior, ou qualquer outra escala que vc queira usar.

Além disso, vc cria um sistema de símbolos para indicar eventos específicos, e, com isso, gera uma legenda. Eu ouvi “vocabulário controlado”? Sim, símbolos definidos como conceitos formam um vocabulário, mesmo não usando palavras. Então temos aqui categorização, escala de intensidade, vocabulário de símbolos… é praticamente um sistema de organização do conhecimento! (de auto conhecimento, no caso? hahaha).

legenda: vocabulário de símbolos

Outra coisa que achei BEM importante e que é totalmente “arquitetura da informação”, é o fato de que a disposição das páginas onde vc anota, diariamente, suas observações na mandala é sempre ao lado de uma página que vem em branco e é indicada pra vc anotar suas metas, objetivos e intenções para aquele período, daquela lunação. Isso significa que todos os dias, na hora de preencher a mandala, vc acaba dando uma olhadinha na página com as anotações dos seus planos, e vê-los todo dia te faz lembrar do que vc deseja e não perder o foco.

Pode parecer besteira, mas faz muita diferença. E isso se dá apenas pela disposição adjacente das páginas com a designação desses conteúdos lado a lado.Se foi feito pensado pra isso ou não, eu não sei dizer, mas que ficou perfeitamente arquitetado, ficou!

página de planos + página da mandala

A Mandala Lunar é um projeto feito por um grupo de mulheres que buscam divulgar alguns valores como o feminismo, o ambientalismo, o auto conhecimento, entre outros, e, além de tudo, é uma agenda muito linda, com ilustrações incríveis e muitas informações interessantes para nos ajudar a viver os ciclos da natureza e nos sentirmos parte do planeta. Estou amando e já quero mandala todo ano como agenda <3

Fica a recomendação, especialmente para as mulheres, e, mais uma vez, a conclusão de que, se vc observar bem, tem arquitetura da informação em tudo mesmo 😉

P.S. – Ah! E tem as mandalas pra imprimir, pra quem quiser, que as meninas disponibilizam gratuitamente também! São umas lindas mesmo 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *