O texto do post anterior foi criado pelo ChatGPT e explicou o que é uma taxonomia, então se você não sabe, volta lá antes de ler aqui. Eu pedi um texto de blog sobre a criação de taxonomias pelo ChatCPT, e ele criou um texto bem aceitável sobre o assunto. Mas o que eu queria falar e ele não falou é que, além das possibilidades elencadas no post anterior, há uma forma ainda mais simples de se criar uma taxonomia utilizando a ferramenta de inteligência artificial: com um pedido simples. Tão simples quanto: “Crie uma taxonomia sobre [insira aqui o assunto]”.
Sim, pode testar lá (em inglês funciona melhor). De início ele vai criar uma lista, mas você pode ir refinando, pedindo para ser mais específico, para criar hierarquia, aumentar a granularidade e ajustar conforme sua necessidade. Ou você pode dar instruções mais específicas, como nesse exemplo que fiz aqui:
Descobri essa função do ChatGPT via esse twitter: https://twitter.com/taxobob/status/1615595209114456071
Além de criar a taxonomia, você ainda pode pedir que ela seja descrita a partir de algum vocabulário da web semântica, como o SKOS/RDF, usado nesse exemplo do tweet (clica lá pra ver, vai). Ou seja, uma tarefa de padronização de vocabulário, que seria bem chatinha de fazer “na mão”, pode ser automatizada, minimizando erros e poupando um tempão.
Polêmicas a parte, como toda ferramenta, o ChatGPT pode ser bem útil e só depende de uma coisa: saber usar.
Resolvi brincar um pouco mais e olha… :
Impactada. Sério:
Mas não é só isso:
Acho melhor eu parar antes que eu perca o emprego o.O